Notícias:
latest

CONCEIÇÃO DA FEIRA: MORADORES PEDEM SOCORRO, JÁ NÃO AGUENTAM MAIS COM CONSTANTES QUEDAS DE ENERGIA ELÉTRICA

Os moradores de Conceição da Feira, cidade baiana, distante 127 km de Salvador, não aguentam mais às constantes quedas de energia elétrica, várias localidades do município são acometidas com o mal recorrente. "Não chegamos nem no Natal e a Coelba antecipando com esse pisca-pisca constante. Socorro, não aguentamos mais", diz um morador da Rua Nova que preferiu não se indentificar.

As fortes chuvas que atingem várias regiões do país nesta época do ano, além de alagamentos, têm causado recorrentes interrupções no fornecimento de energia elétrica, com isso, muitos consumidores conceiçõenses sofrem prejuízos materiais e não materiais. Nesses casos, a responsabilidade pela reparação dos danos é de responsabilidade da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

Conforme o CDC (Código de Defesa do Consumidor), bem como, a resolução normativa nº 499/2012 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Se os clientes de Conceição da Feira tiverem danos a aparelhos elétricos, por exemplo, a distribuidora de energia deve consertar, substituir ou ressarcir os consumidores. Conforme 414/10 da Aneel, o prazo para realizar a reclamação junto a Coelba é de até 90 dias corridos (contados da data da ocorrência do dano), porém, segundo CDC, o usuário tem até cinco anos para buscar reparação de danos.

Prazos

A solicitação de ressarcimento pode ser realizada por meio de atendimento telefônico, diretamente nos postos de atendimento presencial, via internet ou em outros canais de comunicação oferecidos pela distribuidora.

A empresa terá 10 dias corridos (contados da data do pedido de ressarcimento) para a inspeção e vistoria do aparelho, exceto se o equipamento danificado for utilizado para conservar alimentos perecíveis ou medicamentos, cujo prazo é de um dia útil.

Depois da inspeção, a concessionária de energia tem mais15 dias corridos para informar se o pedido será aceito. Em caso positivo, o consumidor pode ser ressarcido em dinheiro, conserto ou substituição do equipamento danificado. O prazo para o ressarcimento é de 20 dias corridos a partir da data da resposta da empresa.

Se a solicitação de ressarcimento não for aceita, a empresa deverá apresentar com detalhes as razões da negativa e informar ao consumidor o direito de apelar à agência reguladora estadual responsável pelo setor ou à própria Aneel.

Responsabilidade

A distribuidora só fica livre da responsabilidade pelo ressarcimento se comprovar uso incorreto do equipamento; defeitos gerados por instalações internas; inexistência de relação entre o estrago do aparelho e a provável causa alegada; ou ainda, se o consumidor providenciar, por sua conta e risco, a reparação do equipamento antes do término do prazo para a inspeção, segundo prevê a resolução da Aneel.

Porém, pelo CDC, algumas restrições impostas pela agência são abusivas. O uso de transformadores entre o aparelho danificado e a rede, por exemplo, não pode justificar a recusa da concessionária em reparar o dano.

Danos imateriais

O CDC também ampara o consumidor em caso de danos não materiais (por exemplo: o comprometimento da realização de um trabalho por falta de energia ou de danos a um aparelho eletrônico).

Em situações desse tipo, o usuário pode pleitear a reparação dos prejuízos que sofreu também junto à concessionária e, caso não seja atendido, procurar o Procon local ou, ainda, recorrer à Justiça.

Como entrar em contato com a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) é uma empresa do grupo Neoenergia que distribui energia elétrica a 5,8 milhões de unidades consumidoras, atendendo a 15,3 milhões de pessoas. É a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia distribuída, de acordo com o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e para reclamações e sugestões a concessionária disponibiliza os seguintes canais comunicativos:

O site -  http://servicos.coelba.com.br/

Teleatendimento - 0800 071 7676

WhatsApp - (71) 99957-8602 

Correspondência - Enviar carta para Av. Edgar Santos, 300 - Bloco A3, 3º Andar
Narandiba, Salvador- BA - CEP: 41181-900

POR: WASHINGTTON BARBOSA
« Voltar
Próximo »

Nenhum comentário