Notícias:
latest

OPERAÇÃO DA PF CONTRA FRAUDES A BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NA BA CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO, BUSCA E AFASTAMENTO DE FUNÇÃO

                                            foto reprodução: Policia federal

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (7) uma operação da Polícia Federal (PF) que visa desarticular uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários na Bahia. De acordo com a PF, estão sendo cumpridas 17 mandados, sendo três de prisão preventiva, 10 de busca, uma de recolhimento domiciliar e três afastamentos de função pública dos servidores envolvidos no esquema. As medidas são cumpridas nas cidades de Salvador, Camaçari e Candeias.

O valor do prejuízo estimado com as fraudes supera a ordem de R$ 4 milhões, relativos a cerca de 80 benefícios previdenciários suspeitos. A PF ainda suspeita que o valor aumentará com o avançar das investigações e a identificação outras fraudes.

Ainda segundo a PF, que deflagrou a operação em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o grupo criminoso, que atuava pelo menos desde 2018, manipulava perícias médicas em troca de vantagens financeiras indevidas, com a finalidade de conseguir ou manter ativos benefícios previdenciários fraudulentos, em sua maioria da espécie auxílio-doença.

Durante as investigações, foi revelada a existência de uma rede criminosa de despachantes e intermediários especializados na execução da fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como no direcionamento de perícias-médicas. Esses intermediários contavam com o auxílio de servidores do próprio INSS e de um médico-perito para a consecução dos atos ilícitos.

« Voltar
Próximo »

Nenhum comentário