Notícias:
latest

CORAÇÃO DE MARIA: PACIENTES DE CANCER SOFREM COM O DESCASO NA SAÚDE




Maria das Graças  representante legal da Associação Me Abrace participou nesta segunda- feira (31) da sessão  na Câmara de Vereadores de Coração de Maria.
A Associação Me Abrace fica localizada no distrito do Retiro Coração de Maria, fundada em 2016 apoia e presta assistência as pessoas que sofrem com câncer principalmente pessoas da região do Retiro, com acompanhamento psicológico,fisioterapeuta,transporte e apoio tanto aos pacientes como aos familiares.

Ao fazer uso da palavra na sessão, Gal como é conhecida disse que a  associação enfrenta diariamente dificuldades por falta de apoio da gestão municipal, pra você ter uma ideia sempre enfrentamos problemas com transporte as vezes o transporte não vem as vezes atrasa e se o paciente for pra Salvador ele tem que pagar um carro no valor de 120 reais pra levar até a sede do município e ao chegar na secretaria de saúde que a maioria das vezes  se encontra fechada devido o horário ,aí tem que esperar no meio da rua e no retorno o sofrimento continua , geralmente no retorno  a noite o paciente bastante debilitado fica no meio da rua ate que o carro fretado por ele ou pelos familiares chegue para o conduzir ate sua residência isso é um absurdo, um descaso é uma falta de respeito com o ser humano. Disse Gal.


Em entrevista ao Site É Coisa Viu, Gal disse ainda que se um paciente questiona o porque não é levado ate a residência o motorista responde que tem ordens pra deixar todos na sede não na zona rural. “A saúde é direito de todos”, diz o artigo 196 da Constituição da República Federativa do Brasil. Apesar da regra ser geral, há necessidades específicas decorrentes de doenças que exigem direitos especiais, como alguns que são garantidos aos pacientes com câncer.

Houve um caso que é de deixar qualquer um indignado, uma paciente deu entrada na secretaria de saúde , porque o médico solicitou um cateter port a cath para  amenizar o sofrimento, essa paciente faz quimioterapia e o estado é grave, passado dias  procurou saber da secretaria sobre a compra do cateter, obteve a resposta que já teria sido comprado e que o carro ia buscar em Salvador, passaram se mais dias e a paciente entrou em contato novamente com a secretaria e pra sua surpresa foi informada que a prefeitura tinha perdido o prazo da compra e que ela deveria procurar o jurídico.

Perguntar não ofende: Essa gestão de Coração de Maria não respeita os cidadãos e  cidadãs, não existe amor ao próximo  cade a sensibilidade daqueles que se dizem ser representantes do povo? O governo municipal  usa um slogan que diz: Coração de Maria  uma terra melhor para todos. SERÁ?

« Voltar
Próximo »

Um comentário