Notícias:
latest

ASSUSTADOR: ANVISA FAZ ALERTA APÓS “SUPERFUNGO RESISTENTE” IDENTIFICADO EM PACIENTE NA BAHIA

 


 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, emitiu alerta nesta segunda-feira (07) após o primeiro registro no Brasil, em um hospital da Bahia, de um superfungo resistente a medicamentos.

Fungo foi identificado pela primeira vez em 2009 no canal auditivo de um paciente do Japão, em 2009. De lá pra cá, casos foram identificados também na Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Israel, Paquistão, Quênia, Kuwait, Reino Unido e Espanha

Batizado de Candida auris (C. auris), o fungo é responsável por infecções hospitalares e, segundo a Anvisa, já é um dos mais temidos em todo o mundo.

No alerta, a Agência ressalta que a Candida “é um fungo emergente que representa séria ameaça à saúde pública”. A estimativa é que o taxa de letalidade é entre 30 e 60% dos pacientes infectados.

O fungo foi identificado em amostra coletada de um paciente internado na Unidade de Tratamento Intensivo adulto de um hospital da Bahia, que não foi revelado. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-Ba) e o Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo analisaram a amostra.

No alerta, a Anvisa recomendou o reforço da vigilância laboratorial do fungo nos serviços de saúde de todo o Brasil.

Segundo a Agência, a amostra será submetida a sequenciamento genético e análises fenotípicas para verificar o perfil de sensibilidade e resistência.


FONTE: VN

« Voltar
Próximo »

Nenhum comentário