Notícias:
latest

EM ENTREVISTA DR. PAULO VINICIUS TIROU DÚVIDAS E FALOU SOBRE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO INTESTINO GROSSO, RETO E ÂNUS

 



Na última quinta-feira (22) o jornalista Adimário Reis do programa É coisa viu na Rádio Educadora FM entrevistou o Dr. Paulo Vinícius, médico proctologista para bater um papo sobre essa especialidade.

O médico que é natural de Feira de Santana teve sua formação na UFBA e desde o ano de 2005 atua na área em sua cidade natal. A Proctologia trata das doenças clínicas e cirúrgicas do intestino grosso, reto e ânus. Segundo o Dr. Paulo as patologias mais comuns dentre essas áreas são aos do ânus, sendo as principais: hemorroidas, fissuras e fistulas.


O proctologista deve ser procurado assim que surjam quaisquer desconforto, dor ou sangramento em alguma das áreas citadas anteriormente, mas também é muito importante recorrer a esse profissional de forma preventiva já que o câncer intestinal, segundo pesquisas, é o terceiro com maior incidência no Brasil e o segundo que mais mata. O especialista disse que 80% desses casos são hereditários, e por isso se faz tão necessária a análise dos históricos familiares. Para aqueles que tem algum caso na família de parentes de primeiro ou segundo grau é recomendado fazer o exame da colonoscopia a partir dos 45 anos e repeti-lo a cada 3 anos e para quem não tem nenhum histórico familiar é recomendado que o exame seja realizado a partir dos 50 anos com repetição a cada 5 anos. Ter uma alimentação saudável, a base de fibras também é um importante fator preventivo.


Ao ser indagado pelo jornalista Adimário Reis sobre a possível vergonha que os pacientes possam sentir antes ou durante a consulta, Dr. Paulo Vinícius respondeu de forma simples e esclarecedora: não é preciso ter esse sentimento e nem fazer nenhuma ação prévia como limpezas ou depilações, o profissional da área estará pronto para atende-lo sem nenhum tipo de constrangimento, a saúde deve estar em primeiro lugar.

Ao finalizar o Dr. Paulo agradeceu aos ouvintes e disponibilizou o numero de contato da clinica: (75) 3223 - 1040 Feira de Santana - Ba. 

Acesse o site: https://www.proctopaulovinicius.com


0

« Voltar
Próximo »

Nenhum comentário