Notícias:
latest

ALERTA: MINISTÉRIO DA SAÚDE CRIA PLANO DE AÇÃO PARA RASTREAR CASOS DE VARÍOLA DOS MACACOS

 

Foto: GETTY IMAGES

O Ministério da Saúde criou o que chamou de Sala de Situação. A ação adotada nesta segunda-feira(23) visa implementar um plano de ação para rastrear e monitorar casos de Varíola dos Macacos (monkeypox).

 

A medida é preventiva e visa elaborar um plano de ação para rastreamento de casos suspeitos  e a definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.

 

Sem notificação de casos suspeitos da doença no Brasil, segundo Ministério da Saúde, um comunicado foi encaminhado pela pasta aos estados com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a varíola dos macacos.

 

A Varíola dos macacos causa coceira dolorida, que provoca lesões, mas a tendência é de que o quadro seja leve e acabe em poucas semanas.

 

A OMS (Organização Mundial de Saúde) realizou na sexta-feira (20/5) uma reunião de emergência sobre o tema e comunicou que o quadro atual é "atípico, porque (a doença) está ocorrendo em países onde ela não é endêmica", e que vai ajudar os países afetados no monitoramento dos casos.

 

A líder técnica em doenças e zoonoses emergentes da OMS, Maria van Kerkhove, afirmou que a propagação da varíola dos macacos é "uma situação que pode ser contida", mas alertou que "não podemos tirar os olhos da bola".


« Voltar
Próximo »

Nenhum comentário