Brasil

Enel terá que pagar multa de R$ 165,8 milhões por apagão em São Paulo após Aneel rejeitar recurso

Segundo a área técnica da agência, a penalidade está sendo aplicada pelo longo tempo de restabelecimento do serviço e não pela ocorrência em si

EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOEnel
A multa havia sido aplicada pela área técnica na Aneel em fevereiro, mas a Enel recorreu

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, por unanimidade dos votantes, manter a multa de R$ 165,8 milhões, aplicada à Enel São Paulo por conta da demora em restabelecer o serviço após o apagão de novembro de 2023. A multa havia sido aplicada pela área técnica na Aneel em fevereiro, mas a empresa recorreu. Agora, a penalidade foi confirmada pela diretoria colegiada da agência e deverá ser paga pela Enel. A problemática iniciou-se a partir de uma tempestade com ventos de até 105 quilômetros por hora que impactou o fornecimento de energia a milhões de consumidores na capital paulista e região metropolitana. Parte dos cidadãos chegaram a ficar uma semana sem o serviço.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo a área técnica da Aneel, a penalidade está sendo aplicada pelo longo tempo de restabelecimento do serviço e não pela ocorrência em si. Entre os pontos destacados está o aumento “significativo” da quantidade das equipes apenas na segunda-feira, 6 de novembro, embora a ocorrência tenha se iniciado na sexta-feira anterior, em 3 de novembro. O pico das unidades sem luz ocorreu entre 18h e 19h da sexta-feira, mas, 24 horas depois, apenas 60% dos consumidores tiveram o fornecimento de energia restabelecido. À agência, a empresa alegou que os ventos fortes foram atípicos e que a Enel atuou rapidamente para religar os serviços.


FONTE: Jovem Pan

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo