Notícias

Lula chega ao Egito para discutir cessar-fogo na Faixa de Gaza; saiba detalhes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na manhã desta quarta-feira (14) no Cairo, capital do Egito, para dar início a uma viagem de quase uma semana na África. A chegada ao país africano acontece em um momento de tensão na região, com a ameaça de Israel de ampliar ataques militares em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

Cairo também está sendo palco de uma negociação de um cessar-fogo na região, que envolvem autoridades do Egito, do Hamas, de Israel, do Qatar e dos Estados Unidos.

O presidente chegou por volta de 9 horas (horário local) e seguiu para o Palácio Qubba, um dos prédios do governo egípcio destinado a hospedar líderes estrangeiros.

De acordo com a Folha, Lula não terá compromissos oficiais nesta quarta-feira. Deve aproveitar o tempo livre para visitar as pirâmides no Cairo e também o Novo Museu do Egito, que ainda não foi aberto ao público oficialmente. Na sua programação, os eventos aparecem apenas como “agenda particular”. Ele estará acompanhado da primeira-dama Janja

O presidente já previa tratar da guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel durante a sua viagem ao Egito. Esse será um dos tópicos da conversa fechada com o ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi, na manhã de quinta-feira (15). Os dois também assinarão atos.

“Durante a visita, deverão ser tratados os principais temas da agenda bilateral, nas áreas de comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. Os dois presidentes deverão tratar, igualmente, de temas regionais e multilaterais, tais como mudança do clima, reforma das organizações internacionais e conflito Israel-Palestina”, informou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Também na quinta, Lula vai visitar a sede da Liga Árabe, onde há a expectativa de que ele discurse numa sessão plenária extraordinária. Segundo a Folha, a tendência é de uma fala em favor de um cessar-fogo na região, a condenação das mortes de mulheres e crianças durante o conflito e a defesa de um Estado Palestino viável economicamente.

O presidente depois embarca para a Etiópia, onde vai participar da cúpula da União Africana e terá encontros bilaterais com presidentes do continente, às margens do evento.

Seus interlocutores afirmavam que inicialmente haveria todo um cuidado do presidente, durante as suas falas no Egito, para que não soasse como um discurso anti-Israel. No entanto, com a mudança no cenário nos últimos dias, pode haver uma condenação mais forte ao lado israelense.

Israel planeja expandir seu ataque terrestre para a cidade de Rafah, onde mais de 1 milhão de palestinos buscaram refúgio da ofensiva que devastou grande parte da Faixa de Gaza desde que integrantes do Hamas atacaram Israel em 7 de outubro.


Fonte: Bnews

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo